|
 |

Novo projeto do Escola da Família vai ensinar cuidados a mais de 20 mil pessoas
Terça-Feira, 19 de Julho de 2005
Projeto piloto vai beneficiar inicialmente freqüentadores de 56 escolas da Capital e Grande São Paulo
Beleza pode não ser fundamental, ao contrário do que dizia o poeta e compositor Vinícius de Moraes. Mas cuidar da aparência, além de melhorar a auto-estima, também significa saúde. Pensando nisso, o Programa Escola da Família - que abre as portas das escolas estaduais à comunidade nos fins de semana com atividades de lazer, cultura, entretenimento e educação para o trabalho - criou um espaço para tratar do assunto.
É o projeto Saúde e Beleza, desenvolvido em parceria com os Laboratórios Schering do Brasil, Sociedade Brasileira de Dermatologia e a empresa Vitaderm. O lançamento foi neste sábado, dia 16, no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Capital.
Como será o projeto
Os freqüentadores do programa Escola da Família em 56 escolas da Capital e Grande São Paulo - escolhidas para o desenvolvimento do projeto piloto - vão ser orientados por meio de palestras, oficinas e folhetos explicativos sobre os cuidados de saúde e beleza, sempre voltados para a qualidade de vida e a prática de hábitos saudáveis.
As orientações serão passadas à comunidade por 112 universitários que trabalham no Escola da Família, e já estão aprendendo sobre temas como sol e pele, anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores, parcerias e organizações de eventos, estrutura e funcionamento da pele e cuidados cosméticos, acne, transformações biopsicossociais do adolescente, higienização, tonificação e proteção da pele. No dia 23 de julho, será a vez de saber sobre cuidados e doenças contagiosas da pele, e como usar métodos cotraceptivos.
O treinamento, com duração de 12 horas, também será feito por 28 coordenadores de área, que atuam no acompanhamento dos universitários bolsistas, e mais 28 professores das disciplinas de educação física e artística.
O professor Lindemberg Clemente, que representou a instituição de ensino, fez questão de mostrar o quanto a universidade é solidária à iniciativa. "Desejamos que o espaço do Mackenzie seja aberto a toda e qualquer ação que atenda ao interesse comum".
O gerente de Planejamento Familiar do Laboratório Schering, Álvaro Menezes, se mostrou satisfeito com a parceria. "Nos sentimos honrados por dividir nossa experiência com os monitores do Escola da Família , que irão repassar o que aprenderam à população".
A coordenadora executiva do Escola da Família, Cristina Cordeiro, definiu o principal conceito do projeto. "Queremos que as pessoas entendam a questão da beleza como um fator de saúde e qualidade de vida", disse.
Crescimento e Experiência
A estudante Erica Sasaki Hoçoya, de 21 anos, cursa o terceiro ano de biologia na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. É bolsista do Escola da Família desde o início do programa, criado em agosto de 2003, e será uma das monitoras do projeto. Ela conta que o curso sobre saúde e beleza veio para ampliar ainda mais a experiência que ganhou em quase 2 anos. "Além de aprender a trabalhar em equipe, saber ouvir e ter o contato corpo a corpo com as pessoas, terei agora mais elementos para usar em meu futuro profissional".
Paolo Novaes Silva está no segundo ano do curso de enfermagem da Uninove, na Capital. Também é bolsista do Escola da Família. E sente que, com apenas 20 anos, já viveu experiências decisivas para se sair bem na profissão que escolheu. "Além da faculdade, estou tendo um conhecimento que talvez eu não conseguiria na faculdade. Você só passa a entender melhor os problemas relacionados à saúde quando está com a comunidade."
Resultados para a comunidade
Nos dias 18 e 23 de setembro, as 56 escolas da capital e Grande São Paulo escolhidas para o projeto piloto do Saúde e Beleza vão apresentar os resultados obtidos, que deverão beneficiar inicialmente quase 22.500 frequentadores do Programa Escola da Família.
"Vocês têm na mão essa responsabilidade, mas como são jovens sei que não vão medir esforços para atingir bons resultados", disse a coordenadora executiva do Escola da Família, Cristina Cordeiro. |
|