Depoimentos

Quer contar a sua experiência ou curiosidade relacionada ao Programa? Envie sua mensagem, de até 15 linhas, com nome, telefone, escola e DE para o nosso e-mail:
escoladafamilia@fde.sp.gov.br

Esta seção é seu espaço para relatar experiências, opiniões, sugestões e também trocar idéias sobre o Programa Escola da Família.

Maria Aparecida de Lima Setton
Educadora Profissional da EE Prof. Benedito Aparecido Tavares - Diretoria de Ensino de Caieiras

“Eu tenho 55 anos, dos quais 8 foram dedicados ao Programa Escola da Família. Sou funcionária aposentada da Secretaria da Saúde, como Diretora de Humanização na DRS1, Grande São Paulo, e hoje posso me dedicar mais à Educação.
A Unidade de Ensino em que  trabalho é a Prof. Benedito Aparecido Tavares, Diretoria de Ensino de Caieiras, na qual tive a sorte de ter como parceira, a diretora Cássia Nicolleti.
Agradeço, primeiramente, a Deus, pela oportunidade de ser educadora profissional do PEF. A emoção toma-me conta sempre que abordo esse assunto. Normalmente, cada bolsista que passa pela escola foi, há bem pouco tempo, aluno da mesma. Embora sua passagem pelo Programa seja rápida, sinto-me sempre envaidecida em saber que pude contribuir para a sua formação pedagógica.
Sou feliz em fazer parte do Programa Escola da Família, pois posso testemunhar transformações, começando por mim mesma. Esse Programa tem o poder de tudo renovar. Isso é o que encanta e fascina: a cada dia, um novo desafio. Como diz a canção: “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.”

Glace Augusta Motta Silva
Educadora Profissional da EE Tarsila do Amaral - Diretoria de Ensino de Osasco

Nesses 8 anos junto com o Programa Escola da Família, realizei o maior sonho da minha vida: fazer um curso superior, graças ao Programa.
Entrei em 2004 no Programa como educadora universitária na Diretoria de Ensino de Carapicuíba, onde desenvolvi minhas atividades em duas escolas, CEFAM de Carapicuíba e na EE Pequeno Cotolengo de Dom Orione de Cotia.
Passei por muitas capacitações que enriqueceram minha caminhada, aprimoraram minhas habilidades e me tornaram um ser humano melhor; o Programa desenvolve atividades que muito contribuem para a aquisição de conhecimentos sobre cidadania, diversidade e pluralidade cultural.
Em 2006, terminei a faculdade, mas minha afinidade com o programa era tanta que continuei, em 2007, como educadora voluntária. Em 2008, comecei a fazer parte do Programa como Educadora Profissional na Diretoria de Ensino de Osasco, espaço educacional que me acolheu carinhosamente e onde desenvolvo meu trabalho até hoje.

O Programa Escola da Família é o maior projeto social que existe hoje entre todos os outros. Para fazer parte dele não há necessidade de passar por provas ou testes de seleção. Somos credenciados a partir de nossa situação econômica, para que as pessoas menos privilegiadas economicamente tenham condições de cursar uma faculdade de ensino privado.

O Programa Escola da Família, além de oferecer um curso superior gratuito, uma vez que faz convênio com as Instituições Privadas de Ensino Superior, também nos capacita para ser um cidadão consciente, quando permite que trabalhemos em favor da causa social.
Em 2010, a EE. Tarsila do Amaral , da Diretoria de Ensino de Osasco, representou o Programa Escola da Família numa reportagem feita pela Rede TV; em 2011, a própria Diretoria de Ensino de Osasco representou o Programa em evento no Memorial da América Latina.

Nós, educadores do Programa Escola da Família da EE Tarsila do Amaral, auxiliados pelo Projeto Acessa Escola, recebemos do Governo do Estado de São Paulo Menção Honrosa pelo trabalho "Segurança na Internet". É um trabalho considerado de grande relevância para a Educação e, para sua execução, contamos com o apoio do PCOP Nelson Rodrigues e da Supervisora Célia Tintino."

Arquivo de Depoimentos 2011

Arquivo de Depoimentos 2010