CONHEÇA O PROGRAMA
ESCOLA DA FAMÍLIA

LEGISLAÇÃO / REGULAMENTO

CHAMAMENTO PÚBLICO IES

Depoimentos


Quer contar a sua experiência ou curiosidade relacionada ao Programa? Envie sua mensagem, de até 15 linhas, com nome, telefone, escola e DE para o nosso e-mail:
escoladafamilia@fde.sp.gov.br

Esta seção é seu espaço para relatar experiências, opiniões, sugestões e também trocar idéias sobre o Programa Escola da Família.


 

Cesar Oliveira
Educador Voluntário, Diretoria de Ensino de Piracicaba.

“Sou educador voluntário no Programa Escola da Família da Região de Piracicaba. Sou ex-bombeiro da polícia militar, especialista em salvamento, e ex-técnico de segurança do trabalho.

Sou instrutor de trânsito formado pela Unicamp e há 20 anos sou professor da rede pública de ensino. No Programa, atuo como voluntário, ministrando um curso de Qualificação Profissional, pelo qual já passaram mais de 600 pessoas da comunidade e alguns conseguiram emprego na área de operador de equipamento móvel.

Com o Programa,estou realizando meu sonho: oferecer um pouco do meu conhecimento para a comunidade, agindo solidariamente e procurando ajudar a diminuir a desigualdade e a exclusão social.”

 

Rodrigo Sousa
Educador Voluntário da EE Joaquim Ribeiro, Diretoria de Ensino de Limeira.

“Sou voluntário na EE Joaquim Ribeiro, localizada em Rio Claro - Diretoria de Ensino de Limeira. Realizo, aos finais de semana, um projeto de Futsal para crianças de 10 a 17 anos. Já realizamos amistosos contra equipes de outras Escolas.

Acho muito gratificante colaborar com o Programa Escola da Família e perceber como as crianças e jovens gostam da atividade. Trabalhar como voluntário é bom, pois você pode ser um exemplo para as novas gerações, demonstrando que a ajuda ao próximo é importante.

Agradeço a todos os educadores profissionais e universitários que apóiam o meu projeto e pretendo conseguir, por meio do Programa Escola da Família, uma bolsa para poder estudar Educação Física.”

 

Moema Lemos Costa Santana e Sant´Ana
Educadora Universitária da EE Profª Odila Bento Mirarchi,  Diretoria de Ensino de Mauá

“Ao perceber os resultados de uma obra, executada pelos educadores, com tamanha dedicação, honestidade, respeito, dignidade, moral, ética e, com certeza, muito amor, comprovei a verdadeira dimensão do Programa Escola da Família.

Dentre resultados e apresentações, de alto nível, de teatro, dança, música, realizadas na escola, foi possível entender a real diferença que o programa faz na vida das pessoas que o frequentam.

Ele propicia inclusão sociocultural dos menos favorecidos. E nós, educadores universitários, contribuímos para seu fortalecimento cultural, levando entretenimento, lazer e informação a essa comunidade.

Confesso ser muito gratificante atuar nesse programa social e sou muito feliz por isso.
Parabenizo a todos os envolvidos, direta e indiretamente, no Programa.”

 

Tânia Mara F. de Almeida
Educadora Universitária da EE Prof. Antônio de Barros Serra,  Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto.

“Eu tinha um sonho de difícil realização  –  estudar em uma faculdade. Embora não podendo concretizá-lo por falta de condições financeiras, sempre mantive a esperança.
Essa esperança tornou-se realidade, quando fui  contemplada no Programa Bolsa-Universidade do Programa Escola da Família.
Um novo passo estava dando em minha vida.
Hoje, concretizo esse sonho sendo estudante de Pedagogia e atuando aos finais de semana em uma escola estadual participante do Programa Escola da Família. Vivencio, a cada dia, novas experiências que enriquecem a minha vida e permitem a minha participação na história de vida de muitas crianças que frequentam a escola.  Como educadora e como  amiga, contribuo para sua formação cidadã.
Procuro desenvolver meus projetos com muita dedicação e carinho, pensando sempre na importância do trabalho que realizo e o quanto posso contribuir para o desenvolvimento social  da comunidade que frequenta a escola aos finais de semana.
Fica aqui meu agradecimento a toda a equipe do Programa Escola da Família”.  

 

Núbia da Silva Santos
Ex-Educadora Universitária da EE. Hermínio Saccheta ( São Paulo),  Diretoria de Ensino Sul 3

"Tive a oportunidade de participar do Programa Escola da Família durante 1 ano e meio, experiência que me acompanhará pela vida toda.
Convivendo com a comunidade, entrei em contato com um mundo povoado de simplicidade, onde um pouco de afeto faz toda a diferença. Essa constatação motivou minha assiduidade aos finais de semana para compartilhar desses momentos únicos.
Realizei trabalho com as crianças, dóceis e cativantes,  freqüentadoras da escola e fui sendo conquistada por elas, de forma plena, impossível de ser descrita em poucas palavras.
Nessa relação, compreendi o amor descrito pela professora coordenadora do programa e o ambiente acolhedor do qual ela me falava.
Ainda hoje tenho saudades das crianças com quem convivia, visitando-as quando possível. Lembro-me também, das capacitações instrutivas de que participava com a equipe.
Fica aqui meu agradecimento a todos educadores e participantes do programa, pela possibilidade de compartilhar momentos tão significativos que enriqueceram minha vivência enquanto educadora universitária”.

 

Paulo Ricardo Teles de Souza
Educador Voluntário do Programa Escola da Família, atuando na EE. Prof. Domingos Peixoto da Silva  -  Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo.

“Tenho 15 anos e sou Educador Voluntário do Programa Escola da Família. Decidi ser voluntário por estudar na escola e para poder ajudar os educadores do PEF.
Dedico-me a executar as tarefas  do voluntariado com muito amor e carinho. Escrevo poemas sobre a temática “Saúde Física e Mental” e já participei de projetos como “Cuidar do que é de todos”.
Meu objetivo é auxiliar as pessoas na aquisição de informações e conhecimentos, o que considero muito gratificante. Como retorno, ganho atenção e admiração de todos os participantes do PEF e dos moradores do bairro.
Acredito que, cuidando da saúde, da limpeza e do que é nosso, contribuímos para valorizar nossa escola e nosso bairro.
Sendo voluntário do Programa, sinto-me valorizado enquanto pessoa.
“Agradeço à equipe do PEF por essa oportunidade.”

 

André Veiga Giannini
Ex-Educador Universitário da EE Expedicionários Brasileiros, Diretoria de Ensino Centro.

“Fui educador universitário do Programa Escola da Família por 4 anos – tempo exato da duração do meu curso de graduação – e durante esse período, atuei na EE. Expedicionários Brasileiros.
Minha trajetória no PEF foi marcada por cursos de Informática que ministrei a crianças e adultos. Aprendi com essa atividade a conhecer diferentes pessoas e personalidades e a contribuir para suprir algumas de suas necessidades.
Adquiri alguma experiência na diversidade das aulas  ministradas e encontrei um método de ensino acessível a todos que participavam do curso, sem prejudicar a qualidade do mesmo.
O trabalho em equipe proporcionou-me  o desempenho de algumas tarefas agradáveis e de outras nem tanto, mas sempre fazendo minha parte. Adquiri habilidade para executar tarefas, antes praticamente impossíveis.
São inúmeros meus agradecimentos:

    • Pelo apoio de toda a equipe do PEF: gestor, educadora profissional, educadores universitários, educadores voluntários;
    • Pelos conhecimentos adquiridos na convivência semanal com esses profissionais;
    • Pelo benefício do Programa Bolsa Universidade,  permitindo-me ingresso ao Ensino Superior e sua  conclusão;
    • Pelo apoio do PEF, dando-me condições para tornar-me um cidadão mais preparado e competente em minha atuação profissional."
 

André Luis Klein Barbas
Educador Profissional da EE. Profª Regina Miranda Brandt de Carvalho (São Paulo), Diretoria de Ensino Sul 3.

A parceria realizada pelo Programa Escola da Família  com o Museu do Futebol proporcionou à comunidade um passeio que a enriqueceu culturalmente pelo conhecimento da história do futebol brasileiro, uma parte da identidade nacional.
Divididos em dois grupos, fomos acompanhados por dois excelentes monitores, que discorreram sobre fatos e histórias de nosso esporte em todo o mundo.
Ficamos surpresos com a estrutura arquitetônica e acessibilidade do Museu e emocionados com os diversos  espaços visitados.
Experimentamos agradáveis sensações com histórias contadas pelos integrantes do grupo, que interagiram com a história do futebol mostrada pelo museu.
Agradecemos a oportunidade, pois fomos a primeira comunidade do Programa Escola da Família a participar desse passeio.  Nossos conhecimentos sobre o futebol foram enriquecidos e poderão ser multiplicados com mais propriedade por ocasião da Copa do Mundo, que acontece este ano na África do Sul, ocasião em que nosso sentimento patriótico mais intensamente aflora.

 

Arquivo de Depoimentos 2011

Arquivo de Depoimentos 2010

Arquivo de Depoimentos 2009

Arquivo de Depoimentos 2008

 

 

 


Todos os Direitos Reservados
Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação
Fundação Para o Desenvolvimento da Educação
2009-2009

Melhor visualização no Internet Explorer versão 6.0 ou acima.