TEATRO EM FAMÍLIA

CONHEÇA O PROGRAMA
ESCOLA DA FAMÍLIA

LEGISLAÇÃO / REGULAMENTO

CHAMAMENTO PÚBLICO IES

Depoimentos


Quer contar a sua experiência ou curiosidade relacionada ao Programa? Envie sua mensagem, de até 15 linhas, com nome, telefone, escola e DE para o nosso e-mail:
escoladafamilia@fde.sp.gov.br

Esta seção é seu espaço para relatar experiências, opiniões, sugestões e também trocar idéias sobre o Programa Escola da Família.


 

Tiago Barros do Nascimento
Educador Universitário da  EE Prof. Benedito Aparecido Tavares  - Diretoria de Ensino de Caieiras

“O Programa Escola da Família é muito importante em minha vida e gostaria de falar um pouquinho como tudo começou.
Quando tinha 14 anos, fui voluntário em uma escola estadual, que hoje não participa mais do Programa. Nessa época eu tinha um sonho -  poder cursar uma faculdade - que também era compartilhado pela minha família.
Sabia que era só um sonho, pois minha família não tinha condições de custear-me um curso superior. Mas a equipe de Educadores do Programa dessa escola sempre me incentivou e me mostrou um caminho para a realização desse sonho.
Hoje sou Educador Universitário na EE Prof. José Benedito Aparecido Tavares e tenho muito orgulho de fazer parte desse Programa, dessa Família que se dedica à comunidade aos finais de semana.
Embora não haja uma escola participante do Programa em meu bairro, carente e periférico, fico muito feliz em saber que o PEF  não só acolhe a comunidade aos finais de semana como também auxilia os estudantes universitários a completarem seus estudos num espaço onde se compartilham opiniões e  se descobrem talentos.
Deixo aqui meu agradecimento a toda a equipe do Programa Escola da Família."

Luciene Viana da Silva
Educadora Universitária da  EE Laurita Ortega Mari  - Diretoria de Ensino de Taboão da Serra

“Olá! Estou cursando o 5º semestre de Artes Visuais e sou Educadora Universitária do Programa Escola da Família da EE Laurita Ortega Mari, desde maio deste ano.
Com o Projeto PEF visita o Palácio dos Bandeirantes, tive a oportunidade de acompanhar a comunidade à sede governamental do Estado de São Paulo e conhecer seu acervo artístico.  Foi maravilhoso entrar em contato com uma exposição de artistas renomados e representativos da cultura brasileira.
A visita também proporcionou conhecer a história de São Paulo  por meio de imagens. Os funcionários do palácio nos atenderam com muita atenção e a monitora que nos acompanhou foi de uma simpatia inigualável. Ela possuía profundo conhecimento sobre os quadros expostos e manifestava muito amor pelo seu trabalho.
Considero esse projeto muito importante porque possibilita à comunidade ampliar seus horizontes culturais, um dos objetivos primordiais do Programa Escola da Família.
Deixo aqui meus agradecimentos."

Thaíse Bonassa Mota
Ex -Educadora Profissional da EE Profª Maria Helena Basso Antunes  - Diretoria de Ensino de Tupã

“Sou professora de Educação Física, atuei na Equipe de Fortalecimento e realizei voluntariado, por 4 anos, no Programa Escola da Família. Depois desse período, participei do Programa como Educadora Profissional na EE Profª Maria Helena Basso Antunes, Diretoria de Ensino de Tupã.
Gostaria de aqui expressar o quanto foi importante para meu crescimento profissional e pessoal ter feito parte dessa família, composta por pessoas sempre bem intencionadas. Sinto saudades dos bons tempos em que contribuía para o crescimento do Programa.
Hoje mesmo morando  no Paraná, sempre me lembro com muito carinho do tempo convivido com as pessoas maravilhosas que passaram pela minha vida.
Para aqueles que estão chegando, ou que já fazem parte do Programa, aconselho a aproveitarem bastante, pois é um aprendizado que vale para toda a vida.
Considero-me, após essa vivência, uma profissional e uma pessoa bem melhor. Deixo meu abraço a todos do Programa Escola da Família e,  em especial,  às pessoas da Diretoria de Ensino de Tupã."

Gabriela Almeida Alves de Brito
Ex-Educadora Universitária da EE Julio Ribeiro – Diretoria de Ensino Centro Sul

“Olá!
Fui Educadora Universitária na EE Julio de Ribeiro, escola admirável, por 2 anos. Durante esse período, adquiri muita experiência e conhecimentos com meus colegas e com a comunidade participante. Embora tímida, participava de todas as atividades possíveis dentro de minhas habilidades pessoais. Fiz muitos amigos na escola e inclusive arrumei um namorado que  hoje é voluntário na escola.
Tenho muitas saudades das pessoas com quem convivi  aos fins de semana e agradeço a todos pela maravilhosa oportunidade de aprendizado."

Édio Elias Custódio
Educador Profissional da EE Educador Paulo Freire – Diretoria de Ensino de Osasco

“Comecei minha trajetória no Programa Escola da Família de maneira muito feliz. Embora já tenha sido Vice-Diretor e Coordenador Educacional, atualmente sou Educador Profissional,  cargo que me proporciona experiências incríveis e que vem enriquecendo minha carreira no Magistério
Tive ao longo desse trajeto a oportunidade de trabalhar com um mundo muito particular e perceber a importância da escola aberta aos finais de semana para a comunidade. O ambiente  escolar torna-se a casa, o mundo de todos aqueles que participam de oficinas culturais e atividades esportivas. Como retribuição, todos preservam o espaço escolar, contribuindo para sua organização e limpeza. Os profissionais são dedicados e  atuam   para o crescimento e fortalecimento da comunidade.
Por tudo isso, sou muito feliz de poder dizer que na minha vida profissional e pessoal o Programa Escola da Família fez e faz parte.”

Carlos Alberto Vara Lopes
Educador Profissional da EE Prof. Eloi Lacerda - Diretoria de Ensino de Osasco

“Iniciei minha trajetória no Programa Escola da Família como Educador Universitário em 2004 em Osasco.
Participar como universitário foi uma experiência muito marcante em minha vida, pois foi desta forma que realizei meu sonho: o de me tornar professor de Educação Física.
Descobri nessa época a paixão pela Educação e pela Responsabilidade Social. Tive o privilégio de acompanhar a ascensão social e profissional de muitos participantes da comunidade local.
Participei, também, da formação de excelentes profissionais, colegas universitários com quem tive a honra de trabalhar lado a lado.
Em 2007, conclui meus estudos e retornei ao Programa em 2008 como Educador Profissional.  Fui recebido com carinho pelos colegas e pela comunidade da escola, o que me deixou muito sensibilizado.
Este ano, estou me despedindo do Programa. Dividido pela tristeza da despedida e pela alegria de ter tido a oportunidade de vivenciar experiências maravilhosas, desejo a todos os que permanecerem, e aos que ainda virão a mesma felicidade que tive em trabalhar com os colegas e participantes do Programa Escola da Família."

Regiane Almeida
Ex-Educadora Universitária da EE Profª. Leonor Rendesi  - Diretoria de Ensino Leste 1

“Gostaria de expressar que o Programa Escola da Família foi de grande importância para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Durantes os 4 anos que participei como bolsista consegui adquirir conhecimentos com a comunidade local e transmitir outros para as crianças que freqüentavam a escola.
Consegui, graças ao Programa, concluir meus estudos em 2009. Deixo meus agradecimento a todos os universitários que estiveram ao meu lado e ao educador profissional Antonio.”

Laercio Domigues
Ex-Educador Universitário da EE Prof. Eloi Lacerda - Diretoria de Ensino de Osasco

“Olá!.
Eu fiz parte do Programa Escola da Família como Educador Universitário na região Osasco.
No começo, busquei o benefício do Bolsa Universidade por motivos financeiros. Mas, conforme fui desenvolvendo atividades com a comunidade, percebi que ganhei, gratuitamente, muito mais do que o custeio da bolsa. Aprendi que podia ser mais que apenas um universitário, que podia fazer parte de um grupo, de uma nação que busca, por meio da união, construir um futuro melhor para todos.
Hoje, recém formado em administração, venho agradecer a todos meus colegas universitários, aos educadores profissionais com quem  tive contato e ao Programa Escola da Família por ter me propiciado, além da bolsa, experiência de vida.”

Vanessa Mariano Antônio
Ex-Educadora Universitária da EE Tarcísio Álvares Lobo - Diretoria de Ensino Centro.

“Fui educadora universitária do Programa Escola da Família, na escola Tarcísio Álvares Lobo, por três anos. Aprendi muito ao desenvolver meu trabalho junto com outros universitários.
Meu repertório pessoal e profissional foi construído a partir do aprendizado cotidiano com a diversidade de situações encontrada na escola aos finais de semana.
Participei de todos os cursos, formações, capacitações e encontros, sempre pensando na contribuição que  poderia ofertar à comunidade local.
Tudo que aprendi com o Escola da Família, hoje,  utilizo em sala de aula de um colégio particular, do qual sou funcionária.
Sou grata ao programa, pois sem ele não teria tido condições de custear meu curso de graduação e não estaria hoje lecionando e bem estabelecida economicamente.”

Marco Antonio Moreira da Costa
Educador Voluntário na EE Abílio Alves Marques- Diretoria de Ensino Jaboticabal

“Sou Educador Voluntário na EE Abílio Alves Marques, da cidade de Bebedouro, pelo Programa Escola da Família, onde ministro cursos sobre Proteção ao Meio Ambiente e Oficina de Pipas.
As atividades do  Programa Escola da Família muito têm contribuído para a redução - em 45% - dos índices de violência praticada por jovens aos finais de semana em nossa cidade.
Visando ao bem estar de todos, realizamos, também, atividades para o fortalecimento profissional dos membros da comunidade. Essas atividades são destinadas  a todos os públicos:  crianças, jovens, adultos e idosos.
Nossa escola conta com um contingente de 43 educadores  voluntários e 06 educadores universitários que, prazerosamente, desenvolvem seus projetos.
Aproveito o ensejo para agradecer à participação determinante e significativa da educadora profissional Maria Claudia e da  gestora Maria Idalina.”

Regina Bianchi Martins Pereira
Educadora Profissional na EE Profª Iracema Leite e Silva, Diretoria de Ensino de Jaú

“Atuo  como Educadora Profissional do Programa Escola da Família, desde seu início,  na EE Profª Iracema Leite e Silva,  cujas portas sempre se mantiveram abertas para a comunidade.
Muito mais do que uma fonte de renda, este trabalho se configura para mim como uma ação social, que me torna uma pessoa mais engajada, permitindo-me contribuir para a construção de um mundo melhor.
Os educadores universitários desenvolvem várias oficinas com interessantes atividades para a comunidade. Com auxílio de parcerias são realizadas várias ações como, por exemplo, cafés da manhã e almoços comunitários patrocinados pela Prefeitura.
O  público presente aos finais de semana, em média 150 pessoas,  é composto, em sua maioria,  de  jovens e crianças que compreendem perfeitamente nosso lema:  “aprender construindo; aprender fazendo junto”.
Expresso aqui minha gratidão à equipe  – PCOP José Carlos, as diretoras Rosangela e Lúcia, educadores universitários e voluntários – e sinto-me orgulhosa em poder fazer parte do PEF, agradecendo também o interesse dos parceiros e da comunidade local.”

Erica Fabiana Freitas Gama
Educadora Universitária da EE Orville Derby, Diretoria de Ensino Leste 5

“Na EE. Orville Derby, cada educador do Programa Escola da Família tem seu espaço, onde o respeito às diferenças é plenamente exercido, tornando a convivência muito mais harmoniosa.
Exercendo atividades como Educadora Universitária, assimilei muitos conhecimentos, inclusive um que ignorava: levo muito jeito para o artesanato.
Aprendi a lidar com crianças e também com idosos. Sinto-me gratificada quando a gurizada me diz: “Tia, obrigada pelo dia especial que você me deu” e quando o grupo da Terceira Idade manifesta contentamento por poder compartilhar seu tempo conosco.
Fazer parte dessa grande família é extremamente prazeroso; sou muito  agradecida por desfrutar do privilégio de privar da amizade de todos, principalmente da Educadora Profissional Gisele e da PCOP Cremilda.”

Vanessa Fernanda Palugan
Educadora Universitária da EE Leônidas do Amaral Vieira, Diretoria de Ensino de Ourinhos.

“Iniciei as atividades no Programa em março de 2010 na Escola Estadual Leônidas do Amaral Vieira, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo. É com enorme satisfação que hoje posso relatar as histórias construídas em minha prática.

Apesar do deslocamento cansativo aos finais de semana, devido ao fato de que moro em uma cidade vizinha, as experiências vividas com a comunidade foram tão importantes quanto às ensinadas por mim.

Muitas pessoas maravilhosas atuam aos finais de semana com projetos de grande valor como a Orquestra de Câmara, escola de modelo, aulas de balé e dança. Mas o projeto Futuridade, realizado com as mulheres do Lar São Vicente de Paula, foi o mais significativo para mim.
Aos domingos, pela manhã, as nossas trocas de carinhos faziam-me sentir importante. Contribuir para o bem estar dessas senhorinhas e auxiliar a equipe do Lar foram ações que me enriqueceram pessoalmente.

Hoje, atuo como educadora universitária em uma escola da cidade onde resido. Deixo aqui o meu agradecimento à Educadora Profissional Cidinha e à equipe do Programa Escola da Família, atuante na EE Leônidas do Amaral Vieira, com quem compartilhei grandes e bons momentos.

Agradeço a oportunidade que o Programa Escola da Família está dando para minha formação profissional e pessoal.”

Arquivo de Depoimentos 2010

Arquivo de Depoimentos 2009

Arquivo de Depoimentos 2008

 

 

 


Todos os Direitos Reservados
Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação
Fundação Para o Desenvolvimento da Educação
2009-2009

Melhor visualização no Internet Explorer versão 6.0 ou acima.